segunda-feira, 1 de novembro de 2010

LIVRO: ''Em ca(o)ntos'' de Gilson Monteiro

http://emtoques.blogspot.com/


O livro EM CA(O)NTOS foi lançado em 1994 como parte das comemorações dos 20 anos de carreira literária do autor. O Blog Em Toques começa por ele a registrar a produção literária do professor Gilson Monteiro. A cada dia um dos roteiros que compõem o livro serão postados no Blog. Eis o texto de apresentação do livro:
“EM CA(O)NTOS traz textos inéditos do [Gilson Monteiro] que já conhecemos: mordaz, lírico e ousado. As situações retratadas neste livro oscilam entre o conto e a crônica, sem,entretanto, amarrarem-se em nenhuma destas formas. Ora são uma, ora são outra, podendo em qualquer dos casos ser ambas. Pois é exatamente dessa dualidade formal deliberada que reside a ousadia do autor: no enxugar do texto, na adoção de uma linguagem cinematográfica, extremamente concisa, na qual uma palavra pode substituir toda uma sequencia, mantendo sempre o equilíbrio entre o lírico e o cruel cotidiano. Desta forma, EM CA(O)NTOS pode ser lido também como uma coletânea de roteiros de curtas-metragens, na melhor tradição que consagrou o mais importante contista brasileiro contemporâneo, o “vampiro” Dalton Travisan.”

Você pode ler e confeir Online o Livro do Professor Gilson Monteiro postado no BLOG: http://emtoques.blogspot.com/  

OUTRA DICA também é o blog pessoal do professor: http://www.gilsonmonteiro.net/

Gilson Monteiro:
é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Seu artigo "A metalinguagem da roupas" foi revisitado pela revista eletrônica Estética, da Universidade de São Paulo (USP), no segundo número de 2009, publicado em janeiro de 2010. Transformou-se em um dos pensadores mais referenciados na área de moda, citado ao lado de Roland Barthes, Umberto Eco, Jean Boudrillard, Michael Mafesoli, Nestor Garcia Canclini, Gilles Lipovetisky entre outros. É coordenador do curso de Jornalismo da Ufam e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Ufam.


Equipe Blog de Sena
djalmaortizns@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário