domingo, 31 de outubro de 2010

ELEIÇÕES - Notícias da Hora:

foto: globo.com

  • TSE registra 77 prisões em todo o país até as 13h25 deste domingo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, até as 13h25 deste domingo (31), 77 pessoas tinham sido presas por crimes eleitorais em todo o país.

  • 1.195 urnas são substituídas pelo TSE em todo país.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 1.195 urnas eletrônicas (0,29% do total de 400.001) apresentaram problemas e foram substituídas até às 13h25 neste domingo (31) de eleições.
  • Marina vota no Acre e acompanha apuração em Brasilia.
A senadora Marina Silva (PV-AC) votou em Rio Branco neste domingo (31). Em seguida,  embarcou para Brasília, onde irá acompanhar a apuração. Segundo a assessoria de imprensa da senadora, ela irá se pronunciar por volta das 20h30.

  • Eleitores do Acre também definirão fuso horário do Estado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (31) que, além de votar para presidente da República, os eleitores do Acre também irão decidir sobre a manutenção, ou não, do fuso horário do estado. O Acre possui 470.975 eleitores.
O referendo foi proposto por um decreto legislativo do Senado Federal com o objetivo de consultar a população do estado sobre a alteração no fuso horário local estabelecido pela Lei 11.662/2008, informou o TSE.

Urnas distintas
Nas eleições deste domingo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, haverá duas urnas para colher o voto do eleitor acreano. Na primeira, ele terá de decidir entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de presidente da República.
Na segunda urna, o eleitor poderá escolher a opção 55 para dizer “SIM” ao referendo e 77 para dizer “NÃO”. A pergunta a ser respondida é a seguinte: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?" Além das opções “SIM” e “NÃO”, o eleitor poderá votar em branco, utilizando a tecla “BRANCO”.
Embora sejam em urnas diferentes, as duas votações ocorrem na mesma seção eleitoral. Cada eleitor receberá dois comprovantes de votação: um relativo ao referendo e outro ao segundo turno das eleições, informou o TSE.
Apuração
A apuração do resultado, segundo o Tribunal, será simultânea nas duas votações. O TRE, após proclamar o resultado do referendo, enviará uma ata final de apuração, com os respectivos relatórios, ao Tribunal Superior Eleitoral, para homologação desse resultado. A divulgação dos votos será feita a partir das 17h do Acre – 19h de Brasília, considerando o horário de verão – quando se encerra a votação no estado.
FONTE: GLOBO.COM

Equipe Blog de Sena
djalmaortizns@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário