quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HISTÓRIA: Uma Cidade Chamada Sena Madureira




O Blog de Sena: inicia seus trabalhos com um texto especial sobre a historia de Sena Madureira
 produzido por n
osso colaborar. Um magnífico trabalho sobre a história 
de Sena Madureira. com fotos e dados raríssimos. 
Parabéns Zezinho. Seja Bem Vindo ao SenaMadureira.blogspot.com

Todas as segundas-feiras você poderá acompanhar a ''Aula de História'' do 
Zezinho com seus textos e imagens extraordinárias da História de Sena Madureira.




Por: JOSÉ ARNOUDO NUNES


Rua Amazonas - Ano: 1912

Sena Madureira


Localizada na Região do Vale do Purus, Sena Madureira possui área de 25.296,7 Km², equivalendo a 61,97% da região, e 16,52% da área total do Estado.
Sena Madureira, está localizada entre as latitudes 8º 45’S e 10º 45’S e as longitudes 68º 00’ WGr e 70º 45’WGr e a 135m acima do nível do mar.
Seu nome presta homenagem ao coronel do Exercito Brasileiro Antonio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai.
A ocupação deste município inicia-se por volta de 1878, com a chegada de brasileiros, a maioria nordestinos visando a exploração econômica da borracha.
Em toda história da humanidade poucos movimentos sociais podem ser comparados ao dramático deslocamento de milhares de homens e mulheres que fugiam da seca do sertão nordestino e seguiam para Sena Madureira em busca da terra da fartura e da promissão.
Assim o povoamento de Sena Madureira pode ser caracterizado como uma mistura de necessidades e de bravura, que era praticamente o único bem que esses homens e mulheres traziam na bagagem.
E entre todos os rios amazônicos, o rio Purus cumpriu um papel fundamental para a formação de uma original sociedade baseada no extrativismo da borracha. O Purus foi a via de penetração estratégica que trouxe para as terras senamadureirenses, além dos nordestinos, um resumo do mundo composto por sírios, libaneses, italianos, ingleses, franceses, enfim um rico mosaico étnico e cultural que aqui se mesclou as dezenas de tribos indígenas de ocupação milenar em nossas florestas.

Av. Avelino Chaves - Ano: 1972

            Sena Madureira aparece então como uma das principais cidades a se desenvolver no Vale do Purus. Desde sua fundação no ano de 1904, essa importância é visível, já que foi criada para ser a capital do Departamento do Alto Purus, permanecendo nessa condição ate 1920. Além disso, Sena Madureira esteve à frente do movimento autonomista que lutava por nossa plena cidadania. Nenhuma outra cidade acreana foi tão longe na luta por nossos direitos mais essenciais como brasileiros, legando-nos uma herança de determinação e de destemor.
            Em 1920 a organização administrativa do Acre sofreu profunda transformação. Foram extintos os quatros Departamentos que dividia o território, e criado o Governo Geral com sede em Rio Branco, o que gerou protesto entre os habitantes de Sena Madureira, que desejavam esta posição para a sua cidade.
        O departamento do Alto Purus foi transformado no Município de Sena Madureira. As primeiras eleições municipais realizaram-se em 21 de Junho 1921.
          O primeiro Presidente da primeira câmara municipal eleita foi Antonio Augusto de Amorim. Foram membros da primeira câmara, os cidadãos:
  • Antonio Augusto de Amorim;
  • Luciano da Cunha Fiusa;
  • Pedro de Alcântra Rodrigues de Almeida;
  • Miguel Francisco de Souza;
  • Antonio Joaquim Viera;
  • José Colares da Penha;
           Anteriormente, no extinto regime de Prefeituras Departamentais, a câmara municipal era composta de Vogais nomeadas pelo Governo da República.
Durante a existência desta câmara, foram intendentes do Município de Sena Madureira (Alto Purus):

  1. Francisco Aprígio Riquet Nogueira, de 21 de fevereiro a 8 de junho de 1921
  2. Antonio Pinto do Areal Souto, de 8 de junho de 1921 a 02 de dezembro de 1922.
  3. João Baptista D’Alcantra, de 2 de dezembro de 1922 a 02 de fevereiro de 1923

Após, 89 anos da realização das primeiras eleições, Sena Madureira as margens do Iaco, começou sua primeira edificação com um paperi no aceiro da mata onde testemunhou o desafio da fundação de uma cidade.
            ‘‘Casas, ruas, esquinas, praças, vidas...Cento e seis anos depois Sena Madureira continua sendo construída diante das águas do rio que passam...’’

            Esta matéria é, portanto uma singela homenagem à existência de seus habitantes, e a todos os que buscam conhecer a história dessa terra.

Rua Amazonas - Ano: 1944
Rua Sargento Souza - Ano: 1968

Rua Padre Egídio - Ano: 1972

Rua Padre Egídio - Ano: 1914

Fonte: Acervo Histórico Coreográfico de Sena Madureira











3 comentários:

  1. BLZ ORTIZ...PARABÉNS PELO BLOG...SOUBE PELO O SÍTIO ESTADO DO ACRE...ESSE TEXTO TA EXELENTE, PARABÉNS MEU IRMÃO ZEZINHO.
    CONTINUE PUBLICANDO TEXTO NESSE NÍVEL,POIS QUEM GANHA SOMOS NÓS...ABRAÇO MEU IRMÃO.
    GILBERTO LIRA

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A TODOS OS IDEALIZADORES DESSE MARAVILHOSO BLOG EM ESPECIAL AO AMIGO
    ZEZINHO,AGORA COM CERTEZA FICO BEM
    INFORMADA DE TODA A HISTORIA DE NOSSA
    LINDA CIDADE.

    NEIDE NUNES FELIX,BRASILIA DF.

    ResponderExcluir
  3. Parabens a equipe!!! Recordar é viver e é preciso saber mais da bela historia dos filhos e bandeirantes deste solo... O blog abre essa oportunidade a todos os senamadureirenses.
    Vida longa a esse canal de informaçoes e entreternimentos!!!

    gerson diniz - equipe radio avalanche

    ResponderExcluir